03/11/2015

ENTREVISTA | Mariana Pires da Lipscani





Sorry, this posts is only for the Portuguese readers.


ENTREVISTA. O post de hoje é dedicado a uma marca portuguesa de acessórios que conheci a semana passada: a Lipscani. Adorei o contraste do corte moderno das peças com o design retro dos padrões, o que me levou a querer falar um bocadinho com a Mariana Pires, a designer por detrás da Lipscani, e a apresentar-vos esta marca. Deixo-vos em baixo o resultado da entrevista que fiz à Mariana e também algumas imagens da campanha. Podem ver o resto da colecção aqui. Espero que se sintam tão inspiradas quanto eu! E boa Terça-feira.


Quem é Mariana?

Sou designer de moda, tenho 24 anos e vivo de momento entre Lisboa e Nova Iorque. Estudei na Escola de Moda de Lisboa, tirei mestrado em moda na Escola de Belas Artes em Utrecht, e estagiei para uma empresa de Alta-Costura, a Iris Van Herpen. Desde 2012 que comecei a desenvolver a linha de malas da Lipscani.

De onde vem a sua paixão por design e porquê malas?

Vem desde muito cedo. A partir dos 14 anos que sabia que queria fazer algo na área e após ter estado cerca de seis meses sem emprego, decidi iniciar esta aventura. Na altura não tinha muito para investir então decidi fazer acessórios, por não precisar de fazer a escala de tamanhos. Hoje em dia adoro, e gosto até mais de fazer as malas do que que fazer roupas.

De onde surgiu a ideia para a Lipscani?

A Lipscani foi inicialmente criada em 2010 como um projecto familiar. Queríamos um nome que não tivesse nenhum significado associado e que fosse facilmente reconhecível, um nome único. Foi quando viajei para a Roménia, um pais entre o oriente e ocidente, com influências turcas, soviéticas e latinas, que a ideia para a marca surgiu e, foi em homenagem a essa estadia, que decidimos dar um nome de origem romena a este projecto.

O nosso próprio país, antigo império, é uma mistura de todos os países por onde Portugal passou. Queríamos criar uma marca exuberante que retratasse o nosso passado colorido, rico e diverso, daí o estilo Arte Nova característico da Lipscani. Uma marca sem medo da cor, de ornamentos, do exagero, de um estilo marcante, que permitisse às pessoas sonhar de novo.

Fale-nos um bocadinho sobre esta colecção.

Esta colecção é inspirada na poesia portuguesa, com o qual celebramos a riqueza do legado literário português através da moda. Por isso escolhemos 4 poetas portugueses: Fernando Pessoa, Camões, Bocage e Florbela Espanca, e criámos quatro padrões inspirados em cada poeta.

Cada padrão é alusivo ao poeta e à época em que o mesmo viveu. Por exemplo, o padrão Bocage tem a silhueta do poeta, junto com influencias neoclássicas inspiradas num prédio na cidade de Setúbal e o padrão da Florbela tem um retrato da poetisa juntamente com violetas (uma das suas flores favoritas) e é inspirado na mitologia grega, uma vez que os poemas da Florbela Espanca tem uma forte referencia à mesma.

Onde podemos adquirir peças Lipscani?

Esta nova coleção está disponível no website, aquie também na loja Lipscani em Ferragudo.

O que podemos esperar da Mariana e da Lipscani no futuro?

De momento estou focada em dois objectivos: aperfeiçoar ainda mais a linha de acessórios existente (em termos de toda a produção, variedade, packaging, etc) e em levar a Lipscani além fronteiras e construir uma marca mais internacional, que possa inspirar mais pessoas da minha idade a perseguirem os seus sonhos.






No comments:

Post a comment: