HOME DECOR | Como Organizar e Decorar um T0 by Zaask






















Sorry, this post is only for the Portuguese readers.


COMO ORGANIZAR E DECORAR UM T0. O post de hoje é o resultado de uma pequena colaboração com a Zaask  - um site que nos ajuda a encontrar os profissionais certos para os nossos projectos, que me propôs trazer-vos algumas dicas sobre como organizar e decorar uma casa pequena, proposta que aceitei com muito gosto. E hoje aqui eu estou a a partilhá-las convosco. Espero que gostem!


"Perdi-me novamente pelo Pinterest nas incontáveis imagens com decorações fantásticas que apetecem logo colocar em prática. Detive-me nalgumas fotos que remetiam a casas pequenas e encontrei inspirações para a organização e decoração de um T0 que decidi partilhar convosco. Afinal, uma casa pequena pode ser simplesmente adorável!

CORES -  Obviamente que as cores mais aconselháveis para tornar os espaços pequenos maiores e luminosos são os brancos - ou outros tons suaves - quer nas paredes ou até mesmo o chão. A aposta aqui é no ganho de luz. De qualquer forma, alguns apontamentos de cor também podem tornar o espaço mais moderno e acolhedor.

ELEMENTOS DECORATIVOS -  Para dar a ilusão de mais espaço, podemos colocar um espelho numa parede, de preferência no lado oposto a uma janela. Em casas pequenas são de evitar demasiados objetos e bibelôs, sendo essencial encontrar o equilíbrio entre o que é decorativo e aquilo que é útil. Os tapetes não devem ser muito grandes e as mesas ou estantes podem ser de vidro ou acrílico. Os objetos metalizados também são bem-vindos, pois refletem luz.

MOBILIÁRIO - Quanto temos um T0 podemos dividir os espaços com mobília. Um sofá, uma cómoda, um armário ou uma estante podem marcar diferentes zonas. As melhores opções, de qualquer forma, são móveis baixos para darem maior amplitude, embora seja preferível um móvel grande de cor clara (para não pesar o ambiente) a demasiados móveis pequenos, que podem dar a sensação de estar tudo atravancado e impedem a circulação. Atenção a outro pormenor: não encostar a mobília à parede: se deixarmos um espaço entre parede e sofá, por exemplo, dará a sensação de uma sala mais “aberta”.

ILUMINAÇÃO - Quanto mais luz natural melhor, mas se a casa tiver poucas janelas, voltamos ao mesmo: o melhor é optar por cores claras e suaves nas paredes e nos móveis. Existe, inclusivamente, uma tinta com micropartículas refletoras que é uma excelente opção para ambientes pequenos ou pouco iluminados, pois é como se as paredes brilhassem um pouco cada vez que lhes bate o sol.

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO -  Num apartamento T0 é importante demarcar espaços, nomeadamente a entrada ou a zona de dormir. Isso pode ser feito com papel de parede ou tinta de diferente cor ou com cortinados e outro tipo de divisórias. Entretanto, embora sejam muitas vezes negligenciados, os cantos podem ser um excelente local para colocar um assento extra (uma cadeira, um puf, etc.) tornando o espaço mais acolhedor (fazendo um canto de leitura, por exemplo). A televisão pode ser colocada na parede, para ganhar mais espaço para outros aparelhos, como o DVD, uma box, etc.

PLANTAS -  As plantas podem dar um ar mais fresco e luminoso aos espaços pequenos. Se não houver espaço para colocar uma planta no chão, podemos sempre optar por vasos suspensos, por exemplo.

ARRUMAÇÃO -  Uma caixa ou um baú pode servir de mesa de apoio e simultaneamente permite espaço de arrumação. Mas existem outros “truques” para não ter tudo espalhado pela casa: pufs com arrumação, camas sommier para guardar os lençóis e almofadas, caixas em espaços “mortos” (debaixo da cama ou do sofá), etc. Podem-se também aproveitar alguns espaços improváveis - como alguns recantos – colocando armários ou prateleiras feitos à medida.

ELETRODOMÉSTICOS -  Para casas pequenas nada como tirar partido da tecnologia e optar por eletrodomésticos e outros aparelhos compactos.

Espero que gostem das dicas!
- Ana Apolinário"


Vão pôr estas ideias em prática? Contem-me tudo :) E boa Quarta-feira!




Comments


img-responsiva