{ INTERVIEW } Susana Teixeira Jewelry


Sorry, this post is only for the portuguese readers.


ENTREVISTA. Hoje é dia de partilhar convosco a entrevista que fiz à Susana Teixeira, designer de jóias. Conheci o trabalho da Susana há pouco mais de meio ano através do Facebook e desde essa altura que sigo a página e as novidades que por lá vão aparecendo. Como já sabem, gosto de partilhar convosco o que de melhor se faz por cá e, como vão fica a saber, o trabalho da Susana vale bem a pena conhecer! Espero que gostem da entrevista e das fotografias. Boa Terça-feira!


Fale-me um pouco mais sobre si e sobre a sua jornada pelo mundo da joalharia.

A minha jornada no mundo da joalharia teria que começar mais cedo ou tarde. Depois de acabar a minha licenciatura em Matemática, e enquanto trabalhava como professora desta área, comecei a minha formação de joalharia. Durante cerca de três anos estudei na escola de joalharia Engenho e Arte, no Porto, e aprendi as técnicas artesanais da joalharia. A partir deste momento, comecei a fazer as minhas próprias criações e a expor em alguns espaços na cidade do Porto.
Nos últimos três anos tenho vivido entre Portugal e Itália; tenho-me dedicado quase exclusivamente à criação de peças joalharia e à formação contínua que me permite ir integrando novas técnicas nas minhas colecções. 

De onde surgiu a paixão pelo design de jóias?

O design de joalharia permitiu-me explorar áreas que tinham sido completamente negligenciadas durante a minha formação matemática. Permitiu-me estar em contacto com um vasto leque de materiais que até então desconhecia e, acima de tudo, tornou real a minha paixão de trabalhar com as mãos e a uma escala de pequenas dimensões

Em que se inspira para criar as peças?

A minha maior fonte de inspiração é o material com que executo as minhas peças. As limitações que nos impõe um material, obrigam à descoberta e ao uso de materiais alternativos. Por este motivo é tão importante para mim fazer formação em diversas áreas da joalharia. 

De que materiais são feitas as peças? E são feitas totalmente à mão?

Ultimamente tenho trabalhado essencialmente com prata, bronze e cera. Todas as peças são desenhadas e executadas manualmente por mim.

Onde podemos encontrar e adquirir peças "Susana Teixeira Jewelry"?

As minhas peças estão à venda na IvoMaiaDesigners, em Santa Maria da Feira; na Anthrop, em Coimbra e na internet na minha loja na Etsy (https://www.etsy.com/shop/SusanaTeixeiraJewels).

Que novidades podemos esperar até ao fim do ano?

Até ao fim do ano vão surgir peças novas (colecções novas e peças novas de colecções já existentes), resultantes de modelação em cera. 









Comments

  1. Anonymous08:15

    Very interesting interview. The pieces are beautiful and deserve to be part of the jewelery collection of fine people.

    ReplyDelete

Post a Comment


img-responsiva