14/01/2014

{ INTERVIEW } Molde Weddings




Sorry, this post is only for the portuguese readers

A MOLDE EM 2014. Já vos falei da Molde Weddings algumas vezes - aqui, aqui e aqui - e hoje trago-vos uma entrevista que fiz com as Joanas sobre, entre outras coisas, os seus planos para 2014. Ora vejam:

Como  e quando começou a Molde Weddings?

Na realidade os primeiros passos da Molde foram dados no casamento da Joana Bandeira. Embora tenha sido em 2007 na altura não havia uma oferta tão diversificada como a que vamos vendo hoje em dia e os convites e serviços que eram oferecidos para este tipo de evento eram mais escassos e muito pouco criativos. 
Sendo eu, Joana Duarte, designer gráfica, surgiu então a oportunidade de dar asas à criatividade e tratar da imagem do casamento da outra Joana. Nos meses que se seguiram e nos dois anos seguintes o que não faltaram foram amigos a casar e, depois de verem as peças de uns e outros, atrás desses vieram mais.
Começaram a surgir contactos de pessoas que nem conhecíamos e, a dado ponto, achámos que seria uma boa aposta criar uma marca com a nossa identidade que pudesse proporcionar a quem estivesse interessado uma alternativa moderna, bonita e com alguma piada, bem diferente do que até aqui muita gente estava habituada.
Para nós foi a aposta perfeita. Eu faria aquilo que mais gostava (trabalhando na parte gráfica e criativa das peças) e a Joana, com os seus conhecimentos e gestão na área do contacto e marketing, trabalharia toda a outra parte.
E, se numa primeira fase tudo começou com muita calma e foi sendo feito praticamente em part time, com o tempo as coisas foram evoluindo. Felizmente correram bem e hoje são muito maiores do que aquilo que inicialmente alguma vez pensámos. E ainda bem, somos tão mais felizes assim! :)


De onde surge a inspiração para os convites Molde?

A inspiração surge de muitos lados. Vem das próprias vivências, das viagens, dos contactos, do mundo virtual, da pesquisa (importantíssima) de imagens, tendências, trabalhos de colegas, marcas ou fornecedores. Pode vir de qualquer lado e até de qualquer pessoa. Muitas vezes é na troca de ideias que se descobrem outras tantas e, aí, não somos excepção. Depois também há os trabalhos que desenvolvemos que nos levam a outro patamar, que puxam por nós e, automaticamente, nos trazem novos desafios.
Acho, acima de tudo, que requer tudo muito trabalho e dedicação mas, quando é feito para nós, por nós e, acima de tudo, para quem está desse lado, elas vão surgindo naturalmente com mais ou menos criatividade (não é fácil estar constantemente à procura de coisas novas mas, se queremos estar à frente do que fazemos, é um objectivo que se torna realmente necessário).


Para além dos convites com a vossa imagem de marca, fazem também convites completamente diferentes e personalizados se os clientes assim o pedirem?

Podemos fazê-lo mas já temos uma imagem de tal forma consolidada que a maioria das pessoas procura-nos precisamente por se identificar com aquilo que fazemos.
Temos sempre a opção de poder personalizar convites ou peças à imagem do que o cliente quer mas, na prática, acho que acaba sempre por ser uma imagem muito "Molde Weddings". A nosso ver é bom, não nos limita criativamente mas temos um traço que nos define. Havendo mercado para todos acho que as pessoas percebem que determinados convites não fazem muito sentido connosco, por isso já nos procuram com outros objectivos.
Em todo o caso, dizemos sempre que a última palavra é a do cliente, por isso eles é que decidem.


Para além de convites, para casamentos e outros eventos, que mais podemos encontrar na Molde?

Inicialmente o nosso foco era mesmo o material gráfico, maioritariamente os convites. Ao longo destes anos o leque foi-se alargando. Surgiram novas ideias, foram criadas parcerias e, de convites e restante material gráfico, surgiram álbuns, livros de honra, peças de madeira, topos de bolo (em madeira e PVC), novas peças de despedida de solteira, medalhas de bouquet e uma variada oferta de peças que muitas vezes podem ser usadas em casamentos, outro eventos ou simplesmente no nosso dia a dia! 


Qual é o vosso desejo para 2014?

Acima de tudo podermos continuar a fazer aquilo que mais gostamos. Desafiarmo-nos com novas ideias, continuarmos a ter procura e a dar resposta, da melhor forma possível, a quem solicita os nossos serviços. Queremos com isto ser felizes e fazer os outros felizes. A maior satisfação que encontramos está no feedback de quem nos segue, no acompanhamento e procura do nosso trabalho e nós desejamos, do fundo do coração, conseguirmos continuar a trilhar este nosso caminho. E ir crescendo, aos bocadinhos, seja como pessoas, seja com novos projectos!


Podem revelar algumas surpresas?

Estão para muito muito breve porque, mais do que nunca, hoje em dia fazem todo o sentido!
São surpresa, por isso ainda não podemos revelar o que aí vem... Podemos somente adiantar que será sem dúvida uma extensão de nós, do nosso trabalho e do caminho (mais além) que queremos seguir! ;)


Como podem ver a Molde Weddings tem muito para oferecer! As Joanas são mais um óptimo exemplo em que com dedicação, paixão, trabalho e criatividade tudo se consegue. Sou fã, e vocês?


No comments:

Post a comment: